quinta-feira, 11 de setembro de 2008

That's what friends a for

Well, well...
Não achei a música para postar junto, mas é fácil de achá-la por aí, assim como a letra e algumas traduções. Na verdade, desde pré-adolescente (época de lançamento desta música), sempre que penso em grandes amizades, penso nessa música.
Amigos...
O que serão eles?
Alguns dizem ser a família que nós escolhemos em nossa existência, perto do que os espíritas vêem como grupos que reencarnam juntos (na mesma época) e, por diversos motivos, se junta... Outros, dizem ser aqueles com quem você pode contar a qualquer momento... E há ainda os que falem que são aquelas pessoas com quem, de uma estranha forma, você nunca perde a sintonia...
No tal plano religioso, minhas convicções se aproximam bastante do ensinamentos de Kardec, talvez com menor evolução (ou menor convicção, ou quiçá, menor empenho) do que as lições de Emmanuel e André Luiz que Chico nos deu a conhecer.
No mais, acho que é por aí mesmo, um mix das três definições.
Ainda não encontrei melhor explicação para o campo religioso da coisa (o tal porquê). Afinal de contas, tenho amigos de origens bem diversas, inclusive num mesmo grupo. Coincidências??? Não acredito tanto nelas...
Contar com alguém é, para mim, um pouco mais amplo e, contraditoriamente, um pouco mais simples que a maioria vê por aí. Ou seja, para mim, não é porque eu tenho um amigo que estou obrigado a ajudá-lo, ampará-lo ou socorrê-lo em todas as situações, e nem lhe cobro que o faça por mim... Contar com alguém é fraternidade, é companheirismo, é ajuda mútua, não tão distante quanto a ajuda para um desconhecido ou para um conhecido que não é amigo, mas também não tão próxima que prejudique a vida para lhe dar... Contar com alguém é saber que alguém, pelo menos alguém, não vai ficar lhe julgando e perguntando os porquês, mas vai tentar achar, com você, uma solução...
E, finalmente, a questão de não haver perda de sintonia... Eu acho que esse talvez seja o determinante para diferenciar amigos dos demais... Os amigos, passe o tempo que passar, haja o que houver, a próxima conversa parecerá uma extensão das anteriores, como se não tivesse ocorrido interrupção... É uma sintonia íntima, como se você soubesse o que falar, e o que vai ouvir, como se os interesses pessoais sempre se tocassem de alguma forma, seja no jeito de encarar determinada situação, seja na lembrança de outras...
E ainda nessa situação se encaixam aqueles que, mesmo sem vermos, temos uma sintonia mental, ou de coração, que nos faz pensar "ainda que eu não esteja o vendo, ainda que pouco saiba o que é sua vida hoje, ainda que não participe da vida ou fale todo dia, tomara que tudo esteja bem e que, se ele precisar, estarei aqui"...
Afinal, como diz a música, "that's what friends a for"!

Tenho amigos...
E sou feliz por isso...

A eles, este post...

Quem? Eles (gênero) saberão ao ler...

2 comentários:

Caio Miniaturas disse...

Tem um poema da Roseana Murray

que eu adoro, e diz mais ou menos

assim:

Amigo é o vinho mais tinto, o vinho

mais branco, o rio mais brando. É

clareira no vento, é fogueira de mel.



Adorei esse teu texto!! Penso igual.

Quanto ao meu texto no Albergue, muito

obrigado pelo elogio, Ivan. Minha pedrinha

preciosa, o Pedrinho, nasceu ontem à tarde

e ainda não o vi pessoalmente. Estou voando

para a maternidade. Um imenso abraço e

muita saúde para a Vitória. Ótima semana.

DO disse...

Como costumo dizer: feliz daquele que tem amigos verdadeiros. São os maiores tesouros da humanidade.
Abração,IVAN

http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br/